O Paul da Pedreira é uma das zonas húmidas existentes na baia da Praia, em conjunto com o paul da Praia da Vitória e o do Belo Jardim. É considerado uma zona húmida artificial, porque a sua origem deve-se à exploração excessiva de uma pedreira, o que levou a que os terrenos nesta zona atingissem o nível do mar, sendo periodicamente inundados por água. Este facto deve-se não só às marés, como também à influência da precipitação e da água subterrânea. No Paul da Pedreira é possível observarmos lagunas costeiras e zonas encharcadas porque o nível freático se encontra muito próximo da superfície. Todas estas caraterísticas são fundamentais para que este seja um local de paragem e nidificação de muitas aves, considerado por muitos como o melhor local na Europa para observação de aves migratórias da América do Norte. São muitas as espécies que se podem observar neste local, destacando-se o Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus), Rola-do-mar (Arenaria interpres), Garajau-comum (Sterna hirundo), Borrelho-grande-de-coleira (Charadrius hiaticula), Borrelho-semipalmado (Charadrius semipalmatus), Pilrito-das-praias (Calidris alba), Fuselo (Limosa lapponica), Maçarico-galego (Numenius phaeopus), Perna-amarela-pequeno (Tringa flavipes), entre muitos outros.
O Centro de Interpretação Ambiental junto ao Paul funciona como local de apoio a atividades na área da sensibilização ambiental, alertar a população local para conservação das zonas húmidas existentes na baía da Praia da Vitória e também como local de apoio a observadores de aves.
© 2025 Junta de Freguesia de Cabo da Praia. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies